segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Centro de Design de Moda é exemplo na Bahia

Espaço voltado para o estimulo da criação das coleções valoriza produção do APL de Confecções

O Centro de Design de Moda, instalado no Senai de Dendezeiros, na Bahia, é um espaço voltado para o estimulo da criação das coleções do setor de confecções da região. O espaço é é resultado do Progredir, programa de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais -- APL, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA) com co-financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O local coloca à disposição dos criadores equipamentos essenciais para garntir qualidade ao produto fornecido às lojas. Os estilistas têm à mão as melhores ferramentas disponíveis para a criação de moda: mesas de corte, plotters, softwares atualizados, além de “teciteca” e “modateca” – acervos de tecidos e modelos de roupas. O ambiente é o ponto central das ações de estímulo à competitividade das empresas baianas do setor, que querem ganhar reconhecimento pela qualidade e estilo das peças produzidas.

O APL de Confecções da Bahia é composta por 30 empresas de moda praia, feminina, masculina, fitness, lingerie, étnica e uniformes. O setor de confecções baiano envolve 1200 empresas, sendo 90% delas micro e pequenas que são responsáveis por 24 mil empregos.

A maioria das empresas está em Salvador e Feira de Santana, foco do centro de design. Com Centro de Design de Moda, espera-se que essas empresas passem a ter identidade e estilo próprio, agregando valor aos produtos em um mercado que vende, sobretudo, conceitos. Com o aumento do nível da qualidade, espera-se um incremento nas vendas de roupas produzidas na Bahia dentro do próprio mercado do estado. Hoje, apenas 20% do vestuário usado no  estado é produzido por empresas locais.

Para melhorar ainda mais o mercado da moda baiano, representantes de empresas e instituições que participam do APL puderam participar de  dois cursos de capacitação: Design de Moda e Gestão Estratégica em Moda, com 240 horas de aulas para três públicos: empresários do setor de confecção, designers de moda e multiplicadores (docentes atuantes na área de moda e confecção).

O programa Progredir é considerado pelo BID como estágio mais avançado de apoio aos APLs do País. O banco apóia projetos desta natureza em toda a América Latina e em outros estados brasileiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário