segunda-feira, 2 de maio de 2011

Designer ensina a fazer cadeiras com revistas velhas



capa.jpg

A reciclagem do papel é um dos métodos mais conhecidos e aplicados em todo o mundo, podendo ser feito até mesmo em casa. Mas o designer Merryn Haines-Gadd descobriu uma maneira de reaproveitar o material antes de optar pela reciclagem. Ele utilizou revistas velhas para fazer o assento e encosto de uma cadeira e ensinou como qualquer um pode fazer o mesmo.
O princípio básico da criação é utilizar o atrito das folhas de papel para mantê-las presas umas nas outras, dando resistência para a cadeira. Assim, as folhas de duas revistas foram sobrepostas, como é feito, por exemplo, em cartas de baralho na hora de embaralhar.
Depois, o design prendeu todas as folhas com tiras de plástico. “Não precisa de nenhuma cola, apenas uma tira plástica para manter todas as páginas alinhadas e as superfícies em contato umas com as outras.”
Por fim, Haines-Gadd furou as laterais do papel e amarrou um cordão ou outras tiras elásticas nas folhas e na cadeira, formando o assento e encosto.

img02.jpg

De acordo com o criador, a ideia surgiu logo que ele abriu seu estúdio de design. “Quando abri meu estúdio busquei por um novo projeto que me mantivesse ocupado, mas vi que tinha pouca verba para comprar materiais, então comecei a procurar coisas que já tinha e que poderiam servir, e encontrei muito papel. Então pensei em construir alguns móveis com ele”.
Foi assim que o designer descobriu quantas utilidades o material possuía, além de grande área de superfície, muita variedade de origens e alta resistência quando friccionada contra outra folha de papel.

img03.jpg

Como as cadeiras ainda não estão disponíveis para venda, Haines-Gadd ensinou o passo a passo em seu site, e estimulou que qualquer pessoa tente fazer uma versão em casa. “Essa é a beleza do projeto, é muito simples e pode ser recriado em qualquer lugar e com qualquer revista que você queira, ou ainda uma pilha de papel, contato que tenham o mesmo tamanho e formato. Só não as jogue fora”, diz.

Por: EcoD

Um comentário:

  1. Oi Lívia, td bom?

    Adoreio seu blog, muito legal!
    Estou com um blog tb...
    www.lookdestar.blogspot.com

    Bjinhos...

    ResponderExcluir