segunda-feira, 28 de março de 2011

Congresso em Recife discute importância dos negócios inclusivos


Fonte: EcoD
 artes�exp� produto na sexta feira da agricultura familiar, em outubro de 2009
Artesã expõe produto na sexta Feira da Agricultura Familiar, em outubro de 2009/Foto: feiramda
Despertar o interesse do empresariado em negócios com ênfase no desenvolvimento sustentável é o principal objetivo do Congresso Internacional de Cidadania Empresarial  - Práticas e inovações sobre negócios inclusivos, que será realizado na cidade de Recife, capital de Pernambuco, nos dias 22 e 23 de abril.
Iniciativa do Instituto Ação Empresarial pela Cidadania em parceria com a Fundação Avina, Instituto Itaú, Banco Itaú, Instituto Wal-Mart e Universidade Federal de Pernambuco, o evento também pretende estimular a difusão do pensamento acadêmico, além de práticas experimentais capazes de incentivar a articulação entre diferentes atores sociais.
A diretora de Desenvolvimento Estratégico da Avina, Maria Cavalcanti, participará do congresso ao compor a mesa intitulada "Elementos-chave para o desenvolvimento de negócios inclusivos". Já o responsável pela estratégia nacional da rede no Brasil, Neylar Lins, representará a instituição na abertura do encontro.
Também participam do congresso nomes como o do presidente e fundador da Empresa para um Mundo Sustentável, Stuart Hart, considerado uma das maiores autoridades mundiais sobre as implicações do desenvolvimento sustentável. Ele promove consultorias para empresas como Ford, General Electric, IBM, Nike, Natura, Philips e Shell.
Outro palestrante bastante aguardado é o responsável pelo desenvolvimento do setor de Oportunidades para a Maioria (OM) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luiz Ros, que apresentará soluções em negócios inclusivos. Atualmente, o economista trabalha em Washington (EUA) para criar formas de incluir a população de baixa renda no mercado consumidor.
O público-alvo do evento são homens e mulheres que ocupam cargos de lideranças de empresas e entidades empresariais privadas de pequeno, médio e grande porte; executivos das áreas: Planejamento Estratégico, Marketing, Recursos Humanos, Responsabilidade Social, Administrativa, Financeira, Comunicação Corporativa, Operações, Vendas, Gestão, Atendimento ao Consumidor, Ambiental, Relações com o Mercado, Qualidade, Assuntos Corporativos, Logística, Relações Internacionais; dirigentes de empresas e gestores do setor público, investidores e lideranças de empreendimentos econômicos de base social.
A proposta é identificar possibilidades de negócios que possam gerar uma nova dinâmica econômica, levando-se em conta iniciativas economicamente rentáveis, ambiental e socialmente responsáveis, que utilizem os mecanismos do mercado para melhorar a qualidade de vida das pessoas que mais precisam.
O congresso selecionará trabalhos acadêmicos e não-acadêmicos para serem apresentados. Os interessados já podem realizar as inscrições através do site do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário